Vários Livros Abertos

DICAS DE LEITURA

Confira nossas dicas semanais 

WIA | Dicas de Leitura (Completo)-2.png

WIA | DICAS DE LEITURA (27/nov/2020)
“Women & Antitrust: Voices from the Field – Vol. II” (livro)

Kristina Nordlander (org.) | Partner and Co-Head Antitrust and Competition Practice, in Sidley Austin LLP/UK.
Disponível em: https://cutt.ly/ShwLZCH

A obra “Women & Antitrust: Voices from the Field – Vol. II” é resultado do projeto de Kristina com a Women’s Competition Network (WCN) e conta contribuições de escritórios brasileiros, como Cruz Vilaça Advogados, Grinberg Cordovil Advogados e Levy & Salomão. 

Com abordagem prática, grandes profissionais do cenário internacional de Direito Concorrencial pontuam a intersecção entre política e antitruste nos temas de regulação de Big Techs, cooperação internacional, Brexit e seus impactos, Acordo Verde Europeu e o movimento de garantia de sustentabilidade e, ainda, a pandemia da COVID-19 e seus reflexos concorrenciais.
Leitura essencial para a compreensão de temas de grande impacto mundial que, inegavelmente, refletirão as suas consequências concorrenciais no mercado.

Caso queira ver suas publicações de Direito da Concorrência indicadas pela rede WIA ou tenha outras sugestões, compartilhe conosco neste rápido formulário: http://tiny.cc/2pp1tz.

Não esqueçam também de conferir nosso site: https://www.womeninantitrust.org.

Ótima leitura e bom final de semana!

WIA | DICAS DE LEITURA (20/nov/2020)
Fusões e Aquisições em Foco” (livro)
Carolina Sussekind, Fernanda Freitas, Flávia Cavalcanti (orgs.)

A união de 48 autoras para a construção de obra com abordagem multidisciplinar evidencia a necessidade do aprofundamento das discussões quanto às operações de fusões e aquisições no direito brasileiro. O ineditismo, aliado à iniciativa de mulheres com altíssimo padrão intelectual e profissional, coroa a obra como iniciativa elementar à garantia de aprofundamento teórico e prático vinculados às operações de M&A realizadas no ambiente corporativo. 


Nas palavras de Flávia Sant’Anna Perlingeiro, Diretora da Comissão de Valores Mobiliários, autora que prefaciou a obra, ”Esta coletânea está dividida em diversos artigos que resgatam importantes temas relacionados a tais operações, com abordagem pragmática, que mescla aspectos jurídicos e práticos.”


A obra está disponível para venda pelo link: https://lumenjuris.com.br/direito-empresarial-e-comercial/fusoes-e-aquisicoes-em-foco-2020-2858/p 

WIA | DICAS DE LEITURA (13/nov/2020)

O improvável encontro do direito trabalhista com o direito antitruste

Amanda Athayde, Juliana Domingues e Nayara Mendonça

Disponível em: https://cutt.ly/ng1omeN 

 

Aproveitando o lançamento do livro Ideias em competição: 10 anos do prêmio Ibrac-Tim, a recomendação desta semana é do artigo (às pp. 810 ss.) que recebeu o 3º lugar na categoria pós graduação do Prêmio IBRAC-TIM de 2018. Para além a reflexão do tema no contexto brasileiro - e da análise de se questões trabalhistas têm o potencial de serem objeto de análise antitruste -, o artigo discorre sobre a abordagem interdisciplinar entre direito trabalhista e o direito antitruste norte-americano, especialmente sobre:

 

  • No Brasil, analisa os processos administrativos sobre o tema, demonstra a ausência de política e de percepção do teor antitruste do tema e propõe a sua implementação e sistematização em um possível futuro guia do CADE;

  • Nos Estados Unidos demonstra a importância do tema ao realizar uma análise sobre a jurisprudência antitruste relativa ao direito trabalhista em casos de (i) cartéis de fixação salarial, (ii) no poach agreements, (iii) cláusulas de não concorrência e (iv) trocas de informações sensíveis entre concorrentes sobre termos e condições de trabalho.

 

Caso queira ver suas publicações de Direito da Concorrência indicadas pela rede WIA ou tenha outras sugestões, compartilhe conosco neste rápido formulário: http://tiny.cc/2pp1tz. Não esqueçam também de conferir nosso site: https://www.womeninantitrust.org . Ótima leitura e bom final de semana!

© 2019 BY @IRISRAMADASDESIGN